Ácido Clorídrico – (Ácido Muriático)

Composição

O Ácido Clorídrico (Ácido Muriático), é formado utilizando o gás cloreto de hidrogênio (HCI) dissolvido na água, em uma proporção de aproximadamente de 37% do gás.

Ele é considerado um ácido inorgânico forte, de cor amarelado, líquido, onde os seus cátions são facilmente ionizáveis na solução. Em uma temperatura de 18ºC o grau de ionização do Ácido clorídrico, ou seja, a porcentagem de hidrogênios que efetivamente sofrem ionização é de 92,5%.

O recipiente do Ácido clorídrico deve ser mantido muito bem fechado, pois, em sua forma mais pura, a solução libera vapores de HCI. Ele é altamente sufocante e muito tóxica.

O seu ponto de ebulição é de -85ºC. Considerado volátil, o que significa que ele torna-se valor facilmente em temperatura ambiente. Além do mais, caso não permaneça fechado, a concentração pode variar. Considerando que ele é altamente higroscópico, ou seja, absorve com muita facilidade a água da atmosfera.

O Ácido clorídrico (Ácido Muriático), é muito utilizado para uso de limpeza e galvanização de metais, em curtimento de couros. Também é utilizado para obter outros produtos, como na produção de tintas, corantes, desenvolvimento de haletos orgânicos. É utilizado também na hidrólise de amidos e proteínas pelas indústrias de alimentos e na extração do petróleo, dissolvendo as rochas para facilitar o seu fluxo até a superfície.

Ele é encontrado inclusive no nosso organismo, presente no suco gástrico do estômago, auxiliando na digestão dos alimentos. Ele é secretado pelo estômago em um volume de aproximadamente de 100 mL.

Em sua forma impura, o ácido clorídrico é chamado de ácido muriátrico. Onde é utilizado para a limpeza de pisos, azulejos, paredes de pedras e superfícies metálicas antes do processo de soldagem.

Considerando que o ácido muriático possui vapores tóxicos e extremamente irritantes quando aquecidos. É preciso que a pessoa que for manuseá-lo faça isso com bastante cuidado, utilizando máscara de respiração, luvas e óculos de proteção. Jamais deve ser utilizado próximo a rios ou lagos, pois prejudica a vida aquática.

Ácido clorídrico. Fonte: Próprio autor

Visite o nosso site e conheça os nossos produtos disponíveis para venda.

Entre em contato que iremos lhe fornecer a solução exata para o tamanho do problema.

Deseja fazer uma cotação?

Preencha o formulário que retornamos rapidamente o contato

Nossos produtos

Policloreto de Alumínio (PAC)

O Policloreto de alumínio (PAC) é um dos coagulantes mais eficientes do mercado atualmente. Possui rápida atuação, alta remoção de contaminantes e baixa dosagem. Dessa forma, possui

Ver Detalhes

Outros posts

Policloreto de Alumínio (PAC)

O Policloreto de alumínio (PAC) é um dos coagulantes mais eficientes do mercado atualmente. Possui rápida atuação, alta remoção de contaminantes e baixa dosagem. Dessa forma, possui

Ver Detalhes
plugins premium WordPress