O uso do peróxido de hidrogênio no tratamentos da água e efluentes

peróxido de hidrogênio (H2O2) é um poderoso oxidante e o seu uso tem sido difundido nas plantas industriais para o tratamento de água e efluentes. Pois, esse composto químico proporciona a remoção de componentes químicos indesejáveis além de gerar economia no uso de produtos químicos e custos do processo.

A forma como alguns componentes químicos estão presentes na água ou nos efluentes pode dificultar a sua remoção, aumentando assim, a dosagem dos químicos a serem utilizados no tratamento.

A matéria orgânica e os metais, ferro e manganês principalmente, são componentes que na forma dissolvida possuem difícil remoção. Eles comprometem a aparência e o sabor da água, bem como aumentam o risco de formação de agentes contaminantes potencialmente cancerígenos como as cloraminas trivalentes. Pois, resultam da oxidação da matéria orgânica pelo uso de produtos químicos à base de cloro.

Dessa forma, uma via para facilitar a remoção de contaminantes e favorecer o tratamento, é realizando uma pré-oxidação.

Melhorando o tratamento com o peróxido de hidrogênio

Tratamento de efluentes. Fonte: Canvas

A pré-oxidação é uma etapa adicionada ao tratamento da água ou efluente, para facilitar a remoção da matéria orgânica e dos metais. Geralmente, ocorre já nas etapas iniciais do tratamento, antes da aplicação de coagulantes floculantes. Assim, se dispersa produtos oxidantes como o gás cloro, dióxido de cloro, oxigênio ou permanganato de potássio.

Assim, se reduz uma quantidade significativa de contaminantes dissolvidos, o uso de produtos químicos e manutenção dos filtros, além de acelerar o tratamento.

No entanto, existem alguns inconvenientes relacionados a aspecto físico-químico dos produtos oxidantes anteriormente citados. O produtos gasosos, por exemplo apesar da sua alta eficiência, acarretam sempre em aumento dos custos e riscos de operação, manutenção e armazenamento. Já o uso do cloro aumenta o risco de formação de contaminantes cancerígenos, e o permanganato de potássio possui valor elevado em relação aos outros oxidantes.

Assim, uma via muito eficaz para realizar a pré-oxidação a um custo favorável é a utilização do peróxido de hidrogênio. Esse produto é um forte oxidante que se decompõe em água e oxigênio.

Quando utilizado em tratamento de água bruta e efluentes, pode-se esperar 3 ações características do peróxido de hidrogênio:

  • Desinfectante:
  • Oxidante de matéria orgânica dissolvida:
  • Oxidante de metais como Ferro e Manganês:

Dessa forma, o peróxido de hidrogênio atua de forma a não deixar resíduos decorrente da sua dissociação, realizando assim um tratamento mais limpo.

Vantagens ao tratamento com o peróxido de hidrogênio

  • Não introduz elementos contaminantes na água tratada, pois evita a formação de organoclorados;
  • Não agrega íons cloreto à água, evitando assim a salinização;
  • Diminui o efeito corrosivo, comparado ao cloro sobre o aço carbono.

Vantagens econômicas e operacionais

  • Possui grande disponibilidade no mercado e portanto, e portanto preço competitivo;
  • Reduz o uso de produtos químicos como coagulantes e cloro;
  • Fácil estocagem e operação;
  • Produto relativamente estável.

Apesar das várias vantagens no uso do peróxido de hidrogênio no tratamento de água e efluente, é importante salientar que a aplicação direta do produto não substitui o uso dos coagulantes desinfectantes, o peróxido de hidrogênio atua como auxiliar melhorando a atuação dos outros químicos. Portanto, para uma atuação mais eficaz com o peróxido de hidrogênio existem estratégias avançadas de oxidação que melhoram consideravelmente o uso desse produto, podendo assim substituir o uso dos oxidantes.

Referências

PERRUCCI, P. J., RODRIGUES, S. G. C., SILVA, E.P. Aplicação de peróxido de hidrogênio em substituição ao cloro na etapa de pré-oxidação no processo de tratamento de águas de abastecimento como alternativa para a redução da formação de trihalometanos. ANAIS. ABES FENASAN 2017.

CAVALCANTI, J. E. W. A.; Manual de tratamento de efluentes industriais, 1ª ed.; Ed. JE CAVALCANTI: Brasil, 2009.


Acesse o nosso site e tenha acesso aos nossos produtos para tratamento de água e efluentes. Entre em contato e peça um orçamento.

Deseja fazer uma cotação?

Preencha o formulário que retornamos rapidamente o contato

Nossos produtos

Policloreto de Alumínio (PAC)

O Policloreto de alumínio (PAC) é um dos coagulantes mais eficientes do mercado atualmente. Possui rápida atuação, alta remoção de contaminantes e baixa dosagem. Dessa forma, possui

Ver Detalhes

Outros posts

Policloreto de Alumínio (PAC)

O Policloreto de alumínio (PAC) é um dos coagulantes mais eficientes do mercado atualmente. Possui rápida atuação, alta remoção de contaminantes e baixa dosagem. Dessa forma, possui

Ver Detalhes
plugins premium WordPress